sábado, 29 de janeiro de 2011

Novas histórias e explicações sobre a criação das plaquinhas dentro dos eventos de anime/manga parte: 2

Como vocês podem ter visto nas postagens anteriores, sobre o que seriam as plaquinhas, quando começaram e até que ponto elas chegaram dentro dos eventos de anime/manga tanto em São Paulo capital (pois foi aqui onde elas começaram), como interior, litoral e em todo o Brasil, eu tentei contar um pouco do que foi o seu começo, pois muitas revistas e sites que tratavam sobre anime/manga e cultura japonesa em geral não sabiam dizer de onde havia se criado "esta nova mania" (por assim dizendo) dentro dos eventos de anime/manga tanto em São Paulo como no país inteiro. Então um dia, enquanto buscava algo sobre anime/manga para mim na internet, dei de cara com um comentário (talvez o mais próximo e fiel de todos com relação a história da origem das plaquinhas nos eventos de anime/manga), que dizia:..."As origens do fenômeno são incertas. Muitos dizem que os fãs começaram a escrever suas mensagens em folhas de cadernos e a levá-las para os eventos...", até aqui a verdade sobre a criação das plaquinhas está certa, o resto são especulações de como tudo teria sido criado na época. (reportagem do site da antiga revista de anime/manga Henshin de 26/07/07).
Mas continuando o nosso assunto do título, vou contiuar contando o que foi a história da criação das plaquinhas de anime/manga dentro dos eventos.







A união da ideia de expressar a opínião em forma de folhas de cadernos (quer seja por texto ou desenhos), mais o fato de se expressar gritando a nossa opinião (pois na época eram os únicos dois meios de se expressar nos eventos de anime/manga sobre o que acontecia dentro dele) fez com que tivessemos a ideia de criar algo que tivesse o mesmo efeito destas duas ideias sem se cansar e ainda ter a nossa opinião compreendida por todos. Esta foi a ideia que surgiu do nosso grupo de otakus no Anime Con de 2001 (realizado na Faculdade Anhembi/Morumbi)^_^.







Foi a partir daí que decidimos criar um desenho que tivesse o significado de um pensamento/opinião e a colocamos sobre uma haste de madeira comprida para que pudesse ser vista de longe e no meio da multidão de otakus nos eventos. Devido ao tamanho da haste de madeira (e por esta lembrar o aspecto de uma placa de trânsito), foi dado a nossa criação (por nós deste grupo) o nome de “PLAQUINHA” ^_^.

A partir daí deu-se "início", ao que vocês vêem hoje nos eventos de anime/manga de São Paulo de no Brasil inteiro.












Sayonara e até mais mina-sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário